Estado não sabe quantos imigrantes há em Portugal e INE é obrigado a suspender estatísticas
Poderá mesmo ser necessário atualizar o número da população deste e de outros anos. Por falta de dados, há já indicadores em que o país aparece sem números em quadros do Eurostat.
O Governo não sabe quantos imigrantes há em Portugal e onde vivem. O Instituto Nacional de Estatística (INE) suspendeu mesmo os dados do ano passado e admite uma reavaliação que pode alterar indicadores essenciais para compreender o estado do país.
Enquanto aguarda dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o Instituto Nacional de Estatística suspendeu as publicações sobre os imigrantes em Portugal em 2024.
O jornal Expresso avança que o vazio estatístico não permite sequer perceber quais os concelhos onde vivem e poderá mesmo ser necessário atualizar o número da população deste e de outros anos.
Essa eventual revisão implicaria ajustes, por exemplo, no PIB, nas taxas de utilização de serviços públicos, no número de médicos por habitante e nas taxas de natalidade ou de mortalidade.Os dados da AIMA de 2024 referem que, em Odemira, Albufeira e Vila do Bispo, os imigrantes seriam já mais de metade da população residente - mas os números foram contestados pelas autarquias.
Uma das explicações para as dúvidas é que os imigrantes pedem a autorização de residência com um determinado endereço, que mantêm quando a mudança de trabalho os empurra para outras localidades.
A autorização de residência tem sido a forma de a AIMA analisar a distribuição da população estrangeira no país. Os novos dados da Agência deverão permitir ao INE adaptar as fórmulas e rever amostras.
Até lá, e por falta de dados, há já indicadores em que o país aparece sem números em quadros do Eurostat.
Aceder ao vídeo através do Link
sicnoticias.pt/pais/2025-12-19
Sem comentários:
Enviar um comentário