CICLONE #MARTA A CAMINHO!
É importante salientar que ainda existe elevada incerteza relativamente à intensidade dos ventos e à trajetória exata do sistema.
O ciclone #Marta deverá afetar Portugal Continental durante o dia de amanhã, embora a hora exata de entrada e a intensidade máxima ainda não estejam totalmente definidas.
O modelo ICON continua a apresentar um cenário mais agressivo, apontando novamente o litoral centro, entre Aveiro e Peniche, como a região com maior probabilidade de ser atravessada pelo núcleo mais ativo do sistema.
De acordo com este modelo, as rajadas de vento nesses locais referidos poderão atingir valores entre os 120 a 160 km/h.
O ICON representa, neste momento, o pior cenário possível, embora a sua atualização mais recente, há cerca de uma hora mereça atenção acrescida, uma vez que se trata de um modelo que também consideramos fiável.
MUITA ATENÇÃO:
Por outro lado, os modelos Europeu (ECMWF) e Americano (GFS) apresentam um cenário mais moderado, com rajadas máximas na ordem dos 100 a 120 km/h, ainda assim potencialmente severas, mas um cenário mais “normal”.
Nota importante:
Existe a possibilidade de ocorrência de um sting jet associado a este ciclone. Um sting jet é uma corrente descendente muito intensa, de pequena escala, que pode provocar rajadas extremamente fortes e localizadas, superiores ao que os modelos indicam em média, durante um curto período de tempo. O sting Jet foi exatamente o que aconteceu no distrito de Leiria.
Embora não seja garantido, é um fenómeno que está a ser acompanhado de perto e que só poderá ser confirmado poucas horas antes do evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário