Mundo da Informação

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Ciclone Marta a caminho de Portugal. Já começa a ser "habitual", mas estão preparados ?

 


🔴CICLONE #MARTA A CAMINHO!

É importante salientar que ainda existe elevada incerteza relativamente à intensidade dos ventos e à trajetória exata do sistema.


🌀O ciclone #Marta deverá afetar Portugal Continental durante o dia de amanhã, embora a hora exata de entrada e a intensidade máxima ainda não estejam totalmente definidas.

📈O modelo ICON continua a apresentar um cenário mais agressivo, apontando novamente o litoral centro, entre Aveiro e Peniche, como a região com maior probabilidade de ser atravessada pelo núcleo mais ativo do sistema.
⚠️De acordo com este modelo, as rajadas de vento nesses locais referidos poderão atingir valores entre os 120 a 160 km/h.
O ICON representa, neste momento, o pior cenário possível, embora a sua atualização mais recente, há cerca de uma hora mereça atenção acrescida, uma vez que se trata de um modelo que também consideramos fiável.

🔴MUITA ATENÇÃO:
Por outro lado, os modelos Europeu (ECMWF) e Americano (GFS) apresentam um cenário mais moderado, com rajadas máximas na ordem dos 100 a 120 km/h, ainda assim potencialmente severas, mas um cenário mais “normal”.

🔎 Nota importante:
Existe a possibilidade de ocorrência de um sting jet associado a este ciclone. Um sting jet é uma corrente descendente muito intensa, de pequena escala, que pode provocar rajadas extremamente fortes e localizadas, superiores ao que os modelos indicam em média, durante um curto período de tempo. O sting Jet foi exatamente o que aconteceu no distrito de Leiria.
Embora não seja garantido, é um fenómeno que está a ser acompanhado de perto e que só poderá ser confirmado poucas horas antes do evento.


Meteo Trás os Montes - Portugal     6/2/2026     




Eu sei que não é altura para criticar e a natureza pode ser destruidora e imprevisível, mas os incêndios sistemáticos em Portugal, afetam a capacidade de infiltração do solo e destruem as árvores, que deveriam ser as autóctones. Assim, ajudariam a minimizar a situação, e se parte da natureza/ árvores está destruída, aquando do Ciclone - Bomba não tinha ajudado diretamente pois atingiu uma área urbana, mas ao longo de todo o processo depressionário que temos estado a assistir, teria ajudado e muito...





Sem comentários:

Enviar um comentário