Mundo da Informação

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

School - A mãe de um lírio do campo que foi apontar o dedo a um professor / Escola nos dias de Hoje

https://www.facebook.com/reel/1500921151044112 


https://www.tsf.pt/portugal/artigo/metade-dos-jovens-professores-admite-abandonar-profissao/17960791

Metade dos Jovens Professores admite abandonar a Profissão. Porque será?!!!



A “Teoria do Cavalo Morto” é uma metáfora satírica que reflecte como algumas pessoas, instituições ou nações enfrentam problemas evidentes que são impossíveis de resolver, mas em vez de aceitar a realidade, se agarram a justificá-los.

A ideia central é clara: se você descobrir que está montando um cavalo morto, o mais sensato é descer e deixá-lo.

No entanto, na prática, muitas vezes acontece o contrário. Em vez de abandonar o cavalo morto, medidas como:

• Comprar uma nova sela para o cavalo.
• Melhorar a alimentação do cavalo, apesar de ele estar morto.
• Mudar o cavaleiro em vez de abordar o problema real.
• Despedir o gerente dos cavalos e contratar alguém novo, esperando um resultado diferente.
• Organizar reuniões para discutir como aumentar a velocidade do cavalo morto.
• Criar comités ou equipes de trabalho para analisar o problema do cavalo morto de todos os ângulos. Estes comités trabalham durante meses, levantam relatórios e finalmente concluem o óbvio: o cavalo está morto.
• Justificar os esforços comparando o cavalo com outros cavalos mortos semelhantes, concluindo que o problema foi falta de treino.
• Propor cursos de treinamento para o cavalo, o que significa aumentar o orçamento.
• Redefinir o conceito de "morto" para se convencer de que o cavalo ainda tem possibilidades.

Lição aprendida:
Essa teoria mostra como muitas pessoas e organizações preferem negar a realidade e desperdiçar tempo, recursos e esforços com soluções inúteis, em vez de aceitar o problema desde o início e tomar decisões mais inteligentes e eficazes

Tania Koch Larsen    16/2/2025


Alguém que explique ao ministro que, aumentar as vagas para educação básica, não vai resolver o problema
Porque o problema não é formá-los. É retê-los!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário