Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você. Carl Sagan

Mundo da Informação
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Sistema de arrefecimento de edifícios, telhados, máquinas a energia solar e a baixo custo inventado pela Chima
Animais - Empatia - Alcateia salva urso bebé
Exemplo de proteção de abelhas e outros animais na Dinamarca
GNR salva cães nos fogos de agosto de 2025 em Portugal
Animais - Empatia no Reino Animal
Singapura - O país é exemplo de gestão de lixo e aproveitamento deste para energia e outros usos
Japão, arranha- céus e aproveitamento de energia solar
Somente 650 mil imigrantes descontam em Portugal
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
O infográfico evidencia como a combinação desses fatores — território, população e economia — molda diferentes formas de poder e influência no sistema internacional.
O "petróleo branco": o que é o lítio e para que serve? - Lítio e Fogos em Portugal - São só sensações, puras coincidências, não sejam mauzinhos
Apelidado de “petróleo branco”, o lítio é extraído do solo de um pequeno número de países produtores, incluindo Portugal, com uma procura mundial cada vez maior. Pode ser usado desde baterias elétricas a medicamentos.
Cada vez mais procurado, o lítio é um metal essencial das baterias elétricas e carrega consigo a promessa de liderar a transição energética, daí o seu cognome de “petróleo branco”. É extraído num pequeno número de países produtores, um dos quais Portugal e pode ser usado desde baterias a medicamentos.
A procura tem aumentado cada vez mais, fazendo os preços subirem. A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a produção deste metal terá de ser aumentada 40 vezes até 2040 para satisfazer as necessidades da mobilidade elétrica.
O que é o lítio?
O lítio é um metal alcalino muito leve e flexível, de cor cinza prateado. Na tabela periódica dos elementos, o lítio é o elemento químico com o número atómico 3 e símbolo Li.
Em que utilizamos o lítio?
Este metal é essencial para baterias elétricas, utilizadas desde a década de 1970, quando foi criada a primeira bateria de lítio.
Foi em 1985 que um exemplar se tornou viável o suficiente para ser comercializado. Começou por ser usado em baterias de câmaras de filmar, depois em baterias de telemóveis, computadores portáteis. Mais recentemente, o lítio é essencial nas baterias dos automóveis elétricos, cujo número continua a aumentar. Estes serão os únicos veículos novos que poderão ser vendidos na União Europeia a partir de 2035.
Outras utilizações do lítio além das baterias
O lítio também é utilizado em vidro e cerâmica (principalmente no polimento de porcelana) ou para determinadas formas de soldagem.
Na área da saúde, há muito tempo é utilizado como estabilizador de humor no tratamento de transtornos bipolares.
Quais são as propriedades do lítio?
O lítio armazena eletricidade muito melhor do que todos os outros materiais. Para que uma bateria carregue e descarregue, deve haver uma reação eletroquímica no seu interior e o lítio permite a captura e libertação de eletrões durante essa reação.
O facto de o lítio ser macio e muito leve, aliado ao seu potencial eletroquímico, também possibilita o fabrico de baterias leves e compactas, capazes de armazenar grande quantidade de energia.
Como é extraído o lítio?
O lítio é extraído de rochas, argila ou salmoura. Depois é recuperado e refinado numa fábrica através de tratamentos químicos. Esse processo possibilita a obtenção de carbonato de lítio, que será adquirido e utilizado pelos fabricantes.
Existem duas técnicas para extrair lítio:
- A primeira diz respeito ao lítio na rocha, como é principalmente o caso na Austrália. O lítio é extraído concentrado e calcinado.
- A outra técnica é a extração de salmoura, como é feito na América do Sul. A solução salina aquosa dá acesso direto ao metal, nomeadamente através da evaporação.
Onde há maiores reservas de lítio?
O triângulo do lítio está localizado na América do Sul: Argentina, Chile e Bolívia – este país possui reservas gigantescas, ainda pouco exploradas.
A Austrália é o maior produtor mundial de lítio – o país é responsável por metade da extração. Segue-se o Chile, que representa um quarto da extração, depois a China (16%) e a Argentina (7%).
Onde há lítio em Portugal?
Com mais de 60.000 toneladas métricas de reservas conhecidas de lítio, Portugal é o maior produtor de lítio da Europa e o 7.º maior produtor do mundo.
O metal é extraído de minas em associação com quartzo e feldspato.
As explorações situam-se em: serra de Arga, Barroso-Alvão, Seixoso-Vieiros, Almendra-Barca de Alva, Massueime, Guarda (Seixo Amarelo-Gonçalo, Sabugal, Bendada e Mangualde), Argemela e Segura.
Há novas concessões de exploração de lítio nas minas do Romano (Montalegre) e do Barroso (Boticas, também no distrito de Vila Real) que têm gerado polémica.
A Lusorecursos tenciona iniciar a exploração mineira em Montalegre em 2027. A britânica Savannah Resources é a promotora do projeto de lítio de Boticas. O objetivo da empresa é iniciar a produção em 2026, produzindo lítio suficiente para meio milhão de baterias de veículos por ano.
Os projetos têm enfrentado forte oposição dos residentes e dos ambientalistas. Dizem que falta transparência aos processos e que há questões sociais e ambientais que não são tidas em conta.
https://sicnoticias.pt/pais/2023-11-08
Há
Margaret Thatcher on illegal immigrants
https://www.youtube.com/shorts/qIVMyxN5Jw0
Educar crianças - Ele tem razão? Cidadania
https://www.facebook.com/reel/750322360705528



Por que nossos líderes cristãos permanecem em silêncio sobre a perseguição aos cristãos por parte de muçulmanos?
https://www.youtube.com/shorts/dGCy5Ehlgvk
70 Cristãos do Congo decapitados e o mundo nem uma palavra...
Agosto de 2025
Why are they so silent about our beautiful churches being turned into mosques?!
Church of England churches have a clause in the contract when they are sold that says that it is not permitted to use them for any other form of worship. And that clause remains within the contract indefinitely regardless of how many times it's resold.
As igrejas da Igreja Anglicana têm uma cláusula no contrato de venda que proíbe seu uso para qualquer outra forma de culto. E essa cláusula permanece no contrato por tempo indeterminado, independentemente de quantas vezes a igreja for revendida.
They are full of wokeness and not of God Eles estão cheios de wokeness e não de Deus
domingo, 17 de agosto de 2025
É por isso que tantas vozes foram silenciadas na história — não porque mentiam, mas porque não estavam autorizadas a dizer a verdade - Euzinha, tentam sempre silenciar-me
Não é a sentença em si que incomoda o mundo. É a boca que a pronuncia.Palavras sempre foram maleáveis: podem soar como música em uns lábios e como ofensa em outros. A verdade, meu caro leitor, é que a sociedade não mede ideias pelo peso delas, mas pelo lugar de onde elas saem.
Quando um poderoso fala, chamam de sabedoria.
Quando um pobre fala, chamam de rebeldia.
Quando um artista consagrado ousa, dizem que é ousadia criativa.
Quando o povo ousa, dizem que é afronta.
Percebe? A régua nunca foi a mesma.
Não é a frase que nasce perigosa, mas o corpo que a carrega.
Não é o que se fala, mas quem ousa falar.
É por isso que tantas vozes foram silenciadas na história — não porque mentiam, mas porque não estavam autorizadas a dizer a verdade.
Cá está a confirmação dos vários interesses na Floresta Nacional e nos Fogos, tudo menos em quem está a sofrer ou perdem alguém ou a sua casa/ animais
INACREDITÁVEL





