Mundo da Informação

quarta-feira, 6 de abril de 2011

BARÓMETRO Portugueses e espanhóis querem união entre os dois países

cidadãosCARLA MARINA MENDES


Com as rivalidades colocadas à parte, maioria de  dos dois países fala em boas relações.

Não desejam abdicar da língua ou tão pouco mudar de país – pelo menos a maioria –, mas a ideia de uma união entre Portugal e Espanha conquista cada vez mais adeptos. E se foi entre os espanhóis que a possibilidade de uma união ibérica ganhou mais simpatizantes, são mais os portugueses a defender a
junção dos dois países. Pelo menos é o que revelam os dados do barómetro realizado por especialistas da Universidade Complutense de Madrid, com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia de Lisboa.
De acordo com o inquérito realizado junto de 1741 pessoas – 893 espanhóis e 848 portugueses –, em 2010 eram já 46% os portugueses adeptos de uma união entre os dois países, uma subida em relação aos 39% verificados em 2009. Mas o maior aumento foi mesmo verificado entre os espanhóis – de 31% para 39,8%.
Rivalidades à parte, ainda segundo os dados ontem apresentados e citados pela Lusa,a maioria dos portugueses (71,4%) e também dos cidadãos do país vizinho (75%)considera que as relaçõesentre os dois países são boas ou muito boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário