Mundo da Informação

sábado, 16 de abril de 2011

Lisbon, a sparkling city

LISBOA II

Travel Guide - Lisbon, Portugal

Praias de Portugal

Castelos de Portugal

htthttp://youtu.be/-cPmxpwMvUM

Portuguese - Portugal Tourism Promotion Video

Portugal - Destino de Sonho

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tomar

Tomar aprova projecto de turismo de natureza em Castelo de Bode

2011-04-06
O segundo grande empreendimento turístico de Tomar vai nascer nas margens da Albufeira do Castelo do Bode. O Plano de Pormenor dea Área Turística de Vila Nova foi já aprovado pelo executivo camarário.
O objectivo primordial deste empreendimento é proteger as áreas de maior sensibilidade ecológica essenciais para assegurar a sustentabilidade da paisagem. O empreendimento prevê três aldeamentos turísticos com moradias e apartamentos, num total de 1023 camas, servidos por piscinas comuns, zonas de estar e de lazer colectivas e alguns campos de jogos.
O projecto concretiza uma estratégia de preservação ambiental assumindo o conceito, princípios e objectivos presentes na génese do Programa Nacional de Turismo na Natureza.

Turismo

90 empresas do turismo obtêm estatuto de PME Excelência

15 de Dezembro de 2010 às 20:17:06 por Tiago da Cunha Esteves

Num universo de 1.100 empresas dos vários sectores de actividade, foi atribuído o Estatuto PME Excelência a 90 no sector do turismo, de acordo com o site do Turismo de Portugal. Entre as distinguidas, 42 são empreendimentos hoteleiros, 30 são estabelecimentos de restauração e bebidas, dez agências de viagem, cinco estabelecimentos de animação e três rent-a-car.
Lisboa foi a região destacada onde se reúnem mais empresas PME Excelência (22), seguida de Faro (19) e Porto (16).
“No seu conjunto, as empresas PME Excelência do Turismo geram 3.377 postos de trabalho directos e apresentam um volume de negócios de quase 203 milhões de euros em 2009. Com um activo líquido de 388,4 milhões de euros e capitais próprios de 208,9 milhões de euros, as PME Excelência do Turismo têm uma autonomia financeira média de 53,8%”.
A entrega dos prémios decorreu esta terça-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, José Vieira da Silva.

Algarve e turismo de natureza

Algarve e empresas turísticas debatem Turismo de Natureza

16 de Dezembro de 2010 às 11:58:51 por Tiago da Cunha Esteves

O Turismo do Algarve e mais de 50 empresas de animação turística vão abordar na próxima segunda-feira o tema do Turismo de Natureza. “Definir uma estratégia conjunta para o produto é o grande objectivo da reunião, que decorre às 14h30, no auditório da entidade”, pode ler-se, numa nota divulgada.
Questões como “Em que condições operam os agentes de animação turística?” e “Como melhorar a ligação entre a oferta existente e os valores naturais do destino?” são algumas questões que vão ser debatidas entre os intervenientes.
O debate vai ser moderado pelo vice-presidente do Turismo do Algarve, António Almeida Pires.

Turismo - ranking de empresas

Turismo no ranking das 100 melhores empresas para trabalhar da Exame

27 de Janeiro de 2011 às 18:24:14 por Carina Monteiro

O Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, o Aquapura Hotels Resort & SPA, o Sheraton Porto, a Odisseias e a TAP constam do ranking das 100 melhores empresas para trabalhar elaborada pela revista Exame.
Na lista que está ordenada por grau de compromisso, o hotel Ritz ocupa a 7ª posição, seguido da empresa de experiências Odisseias, em 19º lugar, do Aquapura Hotels Resort & Spa, em 25ª, do Sheraton Porto Hotel & Spa, em 51º e da TAP no 54º lugar.
Das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, 70% são PME e 30% são grandes empresas empresas que tem sede sobretudo na região de Grande Lisboa (73%).
A eleição das Melhores Empresas para Trabalhar resulta de uma metodologia rigorosa. Numa primeira fase é enviado um questionário de satisfação e envolvimento aos colaboradores, segue-se o inquérito à equipa de gestão, onde se questionam as práticas de recursos humanos na empresa. Depois a consultora Accenture analisa os dados e, finalmente, os jornalistas Exame/Expresso confirmam as informações junto da organização.

Campo de golfe de Oitavos ( Cascais)

Campo de golfe Oitavos Dunes considerado um dos 100 melhores do mundo

20 de Julho de 2010 às 16:41:12 por Carina Monteiro

O Oitavos Dunes está no 88º lugar do ranking da revista americana Golf Magazine. Esta classificação posiciona o campo de golfe, do Grupo Quinta da Marinha SGPS, como o único campo em Portugal a receber esta distinção, tornando-se um dos três campos europeus a serem reconhecidos e a constarem no ranking. “Desde que o ranking foi publicado temos recebido a visita e o interesse de novos jogadores e operadores turísticos estrangeiros, sendo de referir que muitos desconheciam a região, em particular aqueles oriundos de mercados com os Estados Unidos e Ásia”, adianta Frederico Champalimaud, administrador do Oitavos Dunes – Quinta da Marinha.
O Oitavos Dunes tem sido um palco habitual para grandes torneios de golfe, tendo sido realizados 11 torneios profissionais desde da sua abertura em 2001, e onde se pode destacar a realização do Open de Portugal em 2005, 2007, 2008 e 2009.
Em 2007 Paul McGinley, jogador Irlandês que já jogou na Ryder Cup, e um habitue no Open de Portugal afirmou que “Oitavos Dunes tem potencial para ser o melhor campo da Europa.”

Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian é um dos 7 melhores do mundo

20 de Janeiro de 2011 às 16:31:44 por Carina Monteiro

O Museu Calouste Gulbenkian foi considerado um dos sete melhores do mundo, na categoria de pequenos museus, pelo site de viagens norte-americano TheSavvyExplorer.
O editor do site, Michael Tulipan indica que este espaço cultural de Lisboa acolhe 6.000 obras de arte reunidas por Calouste Gulbenkian, um “coleccionador ávido”. Mediante um percurso expositivo montado por ordem cronológica e por área geográfica, o museu proporciona ao visitante uma viagem pela história mundial da cultura humana, região por região, escreve Tulipan no artigo publicado neste site, visitado diariamente por mais de 2.000 internautas.
Dos sete pequenos museus que integram a lista, quatro são europeus e três norte-americanos. O Museu Calouste Gulbenkian é o 1.º espaço cultural europeu referenciado, seguindo-se o Kunsthaus, em Zurique, o Musee de l´Orangerie, em Paris, e a Peggy Guggenheim Collection, em Veneza. Nos Estados Unidos, os preferidos são o The Clark (Massachusetts), The Frick Collection (Nova Iorque) e o Phoenix Museum of Art (Arizona).
O site TheSavvyExplorer está, neste momento, a preparar um guia sobre Lisboa.

Olissipo Lapa Palace

Olissipo Lapa Palace é dos melhores do mundo

14 de Janeiro de 2011 às 15:55:35 por Patricia Afonso



O Olissso Lapa Palace foi eleito um dos 25 melhores hotéis do mundo pela conceituada revista norte-americana Travel+Leiruse, que todos os anos indaga os seus leitores sobre a hotelaria e os seus serviço a nível mundial, elaborando, depois, a lista dos 500 melhores Hotéis e um selecto Top 25.
O Top 25 da ‘The 500 World’s Best otels 2011′ integra apenas cinco unidades europeias, sendo o Olisso Lapa Palace uma delas, figurando na 18.ª posição.
Os três primeiros lugares desta ‘pequena’ lista do compêndio todos os anos votado pelos leitores da Travel+Leisure e organizado pela publicação pertencem às seguintes unidades: Oberoi Vanyavilas, em Rajasthan (Índia), Triple Creek Ranch, em Darby (Montana, EUA) e Fairmont Mara Safari Club, em Masai Mara (Quénia).

Para mim é a mais bonita

Lisboa é a 4ª cidade mais bonita do mundo

6 de Abril de 2011 às 11:26:25 por Tiago da Cunha Esteves


Lisboa foi eleita a 4ª cidade mais bonita do mundo pelo guia de viagens online www.ucityguides.com.
A capital portuguesa é descrita como “uma das cidades mais pitorescas do mundo, que surpreende o visitante com as paisagens magníficas que se avistam dos miradouros e dos terraços estrategicamente erguidos em cada colina”, informa, em comunicado, o Turismo de Lisboa.
O portal faz ainda referência à calçada portuguesa, às fachadas em azulejo e aos edifícios típicos da cidade.
O ranking das dez cidades mais bonitas do mundo é liderado por Veneza, seguida de Paris, Praga, Lisboa, Rio de Janeiro, Amesterdão, Florença, Roma, Budapeste e Bruges.

Lisboa tem os três melhores hostels do mundo

Lisboa tem os três melhores hostels do mundo

8 de Fevereiro de 2011 às 15:19:47 por Tiago da Cunha Esteves

Lisboa Travellers House, Lisbon Lounge Hostel e Living Lounge Hostel, três associados do Turismo de Lisboa, foram considerados os três melhores hostels do mundo, através dos Hoscar Awards 2011, os “Óscares” atribuídos pelo site Hostelworld.com.
“Pelo 3.º ano consecutivo, o hostel Travellers House foi considerado como o Melhor do Mundo, ao reunir os critérios ‘personalidade’, ‘pessoal’, ‘segurança’ e ‘divertimento’”, anunciou, em comunicado, o Turismo de Lisboa.
A competição juntava mais de 25 mil unidades de alojamento em mais de seis mil destinos. A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Londres.

Qando as cidades assassinam a água

Celebração

Quando as cidades assassinam a água

22 | 03 | 2011   10.39H Destak
A cada segundo a população das cidades cresce em duas pessoas, e a tendência é para continuar a aumentar, particularmente nos países em desenvolvimento. A qualidade das infra-estruturas sanitárias e de abastecimento de água não acompanha este ritmo, alertam as Nações Unidas no Dia Mundial da Água. O apelo é de mudança. Para ontem!
Isabel Stilwell | editorial@destak.pt
Estamos tão habituados a vê-la correr pelas torneiras que nem lhe passamos cartão. Lá vamos ouvindo dizer que a água é um bem escasso e que um dia podemos ficar sem água potável, mas entra-nos por um ouvido e sai pelo outro, convencidos que estamos de que isso é coisa para daqui a centenas de anos, e nunca chegará a afectar-nos directamente. Reagimos de forma parecida quando nos lembram a situação dos países 'em desenvolvimento', porque quando se trata de 'civilização' já não queremos cá estar na cauda da Europa, quanto mais do mundo.
E se calhar até podíamos levar o nosso olhar para o umbigo mais longe, se não fosse o pequeno detalhe de que o planeta Terra é só um, e os rios e os mares não conhecem fronteiras, já para não falar nos lençóis subter-râneos. Ou seja, não, não é indiferente o que se passa nem aqui ao lado, nem do outro lado do planeta.
O desafio das grandes cidades
O crescimento das cidades, e estamos a falar de mais cinco milhões de residentes que se juntam à população urbana nos países em desenvolvimento, a cada mês, vieram trazer novos desafios. Em todas as áreas, mas na da água sobretudo, ou não fosse essencial para a vida. Hoje um em cada dois habitantes do planeta Terra vive numa cidade, e o que é muito pior num bairro de lata, onde viverão cerca de 27 milhões de pessoas até 2020.
Contudo, as infra-estruturas, nomeadamente as canalizações e os esgotos, não têm nem crescido nem conhecido um aperfeiçoamento equivalente, o que significa que a gestão dos recursos hídricos deixa mais do que muito a desejar. A forma como o lixo e os dejectos são depositados, contaminam não só a água potável que resta, como ainda são um foco de doença e uma ameaça para o meio ambiente.
Contudo, neste dia, as Nações Unidas recordam que as cidades também são uma oportunidade de aumentar a reciclagem e reutilização da água, de tratar os lixos e de educar para um uso mais inteligente de um bem essencial. O impacto das mudanças climáticas é outro ponto da agenda deste dia, nomeadamente pela migração das zonas afectadas para os centros urbanos. Ou seja, precisamos de começar a mudar. Hoje.
--------------------------------------------------------------------------------
Três gestos para poupar água em casa
• Fiscalize as suas torneirasUma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde três litros de água, igual a 1000 litros por ano.
• Feche a água
Enquanto lava os dentes ou se ensaboa feche a torneira. O caudal é de 11 a 19 litros por minuto. Vale a pena poupar.
• Regue com água da chuvaApanhe a água da chuva e use-a para regar as suas plantas. Ou a que sobra na panela depois de cozer hortaliça.
--------------------------------------------------------------------------------
Sabia que...
Soluções à vistaA boa notícia, garantem as Nações Unidas, é que já há soluções para os problemas. Mas para isso é essencial que os políticos do mundo inteiro coloquem o assunto nas agendas nacionais e internacionais.
Cérebro a água Se o acusarem de meter água, sinta-se orgulhoso: é que 85% do cérebro é composto de água, e no nosso corpo a água cor-responde a 70% do nosso peso. Sem ela deixávamos de funcionar.
Beber 1 litro por diaPrecisamos de água para fornecer electrólitos, distribuir nutrientes pelo corpo, controlar a temperatura, eliminar toxinas, e por aí adiante. Por isso beba, antes mesmo de sentir sede, que é já um sinal de alarme.

CRISE DECO abriu 1015 processos de ajuda a famílias para reequilibrar contas


Futuro avizinha-se pior

As famílias com rendimentos médios de 1500 euros e aproximadamente cinco empréstimos
representam a maioria dos que pedem ajuda. No entanto, 5,5% dos casos tinham mais de 10 créditos. O futuro não parece ser melhor, sendo que a especialista acredita que o incumprimento deve agravar-se porque as famílias estão a ser confrontadas com o aumento do preço dos bens, com cortes salariais e ainda com o aumento das taxas Euribor.

Bancos recusam crédito

A piorar o cenário e num momento em que o País precisa de 15 mil milhões de euros para aguentar até ao Verão, os bancos nacionais decidiram cortar o crédito ao Estado.
Apesar de a despesa do Governo ter sido reduzida em 3,7% em Março, a ajuda externa é cada vez mais tida como inevitável por vários economistas. Segundo o conselheiro de Estado Bagão Félix, Portugal está mesmo «numa situação limite».

Aumentam em 22% as famílias com dívidas


Os 183 novos processos, num total de 1015, representam mais dois processos por dia em relação ao ano passado, num total de 11 casos por dia, e com a tendência de subida a registar-se desde 2008. O desemprego (29,8%) e a deterioração das condições laborais (21%) são as principais causas do agravamento das condições financeiras destas famílias, que recorreram aos serviços da DECO, acrescenta
à Lusa a responsável pelo gabinete, Natália Nunes.
Mais de quatro mil pessoas recorreram ao Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da DECO com pedidos
de ajuda para fazer face às dívidas, só nos primeiros três meses do ano. Deste total foram abertos 1015 processos, mais 22% do número registado no mesmo período de 2010, sendo que os restantes já não tinham viabilidade para o reequilíbrio das contas ou já tinham seguido para tribunal.

Algarve e Braga prevêem esgotar os hóteis na Páscoa

FÉRIAS
As férias da Páscoa estão quase aí e o sector do turismo de alguma regiões prevê boa procura, nomeadamente no Algarve, por causa do bom tempo e em Braga devido ao turismo religioso. «Os indicadores apontam para que esse aumento da procura, sobretudo do mercado interno, se traduza em níveis de ocupação ao nível dos anos anteriores. O Algarve estará praticamente cheio na Páscoa», diz Elidérico Viegas, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Comissao Europeia e outras novidades do dia

JAPÃO
Cidades rejeitam indemnização dada pela central nuclear
mil euros –, os municípios visados recusaram aceitar.
Aos pedidos de desculpa, a empresa que gere a central nuclear de Fukushima juntou agora indemnizações, oferecidas a dez cidades afectadas pelas fugas radiactivas, que tiveram mesmo de evacuar os seus cidadãos. Mas apesar do valor proposto – cerca de 170
.
Especialistas alertam que buraco na camada de ozono está maior

O buraco na camada de ozono está a aumentar cada vez mais, revelaram os dados divulgados pelo Instituto Meteorológico da Finlândia. A medição feita por especialistas revela uma camada mais pequena sobre as regiões do Árctico, sobretudo a Gronelândia e Escandinávia.

MUNDO
 

Comissão Europeia rejeita ajuda intercalar ao país
A Comissão Europeia rejeitou ontem a hipótese de Portugal pedir um empréstimo extraordinário de 15 mil milhões de euros, através de um mecanismo de ajuda intercalar. No mesmo dia, a Fitch cortou o rating de
longo prazo às cidades de Cascais, Lisboa e Porto para BBB-, a um nível de ser considerada junk e deixou a promessa de haver um possível novo corte.
Já a Moody’s baixou em um nível a classificação de risco de pagamento da dívida de Portugal e admitiu novas revisões em baixa. As taxas de juro da dívida continuam em alta: a cinco anos ultrapassou os 10,1% e a dez anos os 8,7%.

BARÓMETRO Portugueses e espanhóis querem união entre os dois países

cidadãosCARLA MARINA MENDES


Com as rivalidades colocadas à parte, maioria de  dos dois países fala em boas relações.

Não desejam abdicar da língua ou tão pouco mudar de país – pelo menos a maioria –, mas a ideia de uma união entre Portugal e Espanha conquista cada vez mais adeptos. E se foi entre os espanhóis que a possibilidade de uma união ibérica ganhou mais simpatizantes, são mais os portugueses a defender a
junção dos dois países. Pelo menos é o que revelam os dados do barómetro realizado por especialistas da Universidade Complutense de Madrid, com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia de Lisboa.
De acordo com o inquérito realizado junto de 1741 pessoas – 893 espanhóis e 848 portugueses –, em 2010 eram já 46% os portugueses adeptos de uma união entre os dois países, uma subida em relação aos 39% verificados em 2009. Mas o maior aumento foi mesmo verificado entre os espanhóis – de 31% para 39,8%.
Rivalidades à parte, ainda segundo os dados ontem apresentados e citados pela Lusa,a maioria dos portugueses (71,4%) e também dos cidadãos do país vizinho (75%)considera que as relaçõesentre os dois países são boas ou muito boas.

Cascais e Sintra entre os destinos mais inflacionados - ALOJAMENTO

Cascais foi o destino nacional com o preço médio de alojamento mais caro em 2010, atingindo uma média de 159 euros por noite, numa subida de 14% relativamente ao ano anterior. Os dados são do ‘Hotel Price Índex’, divulgados pelo site http://www.hoteis.com/.
A vila de Sintra foi o destino onde mais aumentaram os preços de alojamento de 2009 para 2010, uma subida de 18% que fez com que o preço de uma noite se situasse nos 121 euros, o terceiro mais caro do País.
A cidade de Lisboa ocupa o 12º lugar da tabela dos destinos portugueses mais caros, cujo preço médio de alojamento se situou, em 2010, nos 83 euros, menos 2% do que em 2009.