PobrezaINE: Limiar do rendimento abaixo do qual se considera que uma família se encontra em risco de pobreza. Este valor foi convencionado pela Comissão Europeia como sendo o correspondente a 60% da mediana do rendimento por adulto equivalente de cada país.
Definição de pobreza
Na União Europeia considera-se que uma pessoa vive em situação de risco de pobreza quando os seus rendimentos são inferiores a 60% do rendimento médio por agregado familiar do respectivo país. Apesar de se tratar essencialmente de uma competência dos Estados-Membros, a União Europeia pode desempenhar um papel de coordenação, através da definição de normas europeias e da disponibilização de fundos.
Banco Mundial: limiar de pobreza é a disposição individual de 1,90 (1,61 euros) para gastos em bens e serviços, por dia. Como o valor relativo das diferentes moedas face ao dólar é variável, o BM utiliza taxas de câmbio para converter o valor de uma moeda face a outra (ao dólar), as quais permitem manter a equivalência do poder de compra das populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário