Mundo da Informação

domingo, 30 de janeiro de 2011

Avaliação ambiental e turismo em Portugal - legislação

http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCcQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.turismodeportugal.pt%2FPortugu%25C3%25AAs%2Fconhecimento%2Flegislacao%2Fplaneamentoeordenamentodoterritorio%2Favaliacaoambiental%2FPages%2FAmbiente.aspx&ei=E8lFTeDGJNOz4QbQk8g5&usg=AFQjCNFPuLUuH7q-d5oAvJMW3Ds5cM3sZA&sig2=VzBbwZ_2a0e19b5GVWz9Fw

PUBLICO.PT

17-05-2010

O turismo em Portugal aprendeu ou não a conviver com a conservação da Natureza?


Alexandra CunhaBióloga no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e presidente da LPN

Num momento em que a nova proposta de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está em cima da mesa, o Governo tem agora nas suas mãos a decisão sobre qual vai ser o futuro do turismo nesta área protegida e de “fazer história” com a decisão de proteger ou não este património natural.

Susana FonsecaSocióloga, presidente da Quercus-Associação Nacional para a Conservação da Natureza

Não falharemos por muito se afirmarmos que em Portugal ainda nenhum sector aprendeu a conviver com a conservação da natureza.

Henrique Pereira dos SantosArquitecto paisagista, consultor e ex-vice-presidente do ICNB

O turismo sempre conviveu com a conservação da natureza, pelo menos como utilizador das mais-valias geradas pela conservação.

Henrique PereiraEcólogo, investigador do Centro de Biologia Ambiental (CBA) da Universidade de Lisboa

A resposta a esta pergunta é sim e não. Há cada vez mais operadores turísticos que têm como foco da sua actividade o turismo de natureza, e que por isso dependem do bom estado da biodiversidade para manter a sua actividade.

João SoaresEngenheiro agrónomo, assessor para a floresta e ambiente do grupo Portucel-Soporcel

É inevitável que todos os sectores da sociedade – incluindo o turismo – tenham de reconhecer (ou vir a reconhecer) os benefícios reais proporcionados pelos ecossistemas.

Helena FreitasBióloga do Departamento de Ciências da Vida, directora do Jardim Botânico da Univ. de Coimbra

Julgo que se pode falar de uma evolução positiva. Alguns projectos turísticos começam a incorporar o valor do património natural e da biodiversidade como estratégia de valorização ambiental e económica.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Livro sobre Turismo e Ambiente - OTET

http://www.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=kvK5ujzbZdIC&oi=fnd&pg=PA9&dq=turismo+sustent%C3%A1vel&ots=5705ovQeyk&sig=m5Fz3FftOk_HKsgUe5M4eW-PZ1g#v=onepage&q&f=false

Turismo e ambiente - OTET

http://www.iambiente.pt/rea99/docs/45turism.pdf

Lince em Portugal - OTET

Terça-feira, 27 de Outubro de 2009

Azahar, o primeiro de 16 linces ibéricos que vão chegar a Portugal até ao final de Novembro, vindos de Espanha, inaugurou ontem à tarde o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico (CNRCLI), em Silves, depois de uma viagem de quatro horas. Pouco tempo depois de ter chegado, começou logo a explorar a sua nova casa. Azahar, uma fêmea de cinco anos e de 8,5 quilos, esteve bastante activa durante a noite e até já caçou um coelho.

Fonte: Ecosfera Público

Sê bem vinda Azahar, que tragas muito sucesso ao projecto pois a iniciativa de proteger uma das espécies mais ameaçadas do planeta merece ser dignificado com um animal belo como tu. Desejo-te as maiores aventuras por terras lusas. Força Azahar.

1ª Cidade Ecológica - OTET

Sábado, 11 de Julho de 2009


O que há uns anos pareceria utópico surge agora como uma realidade e uma solução de diminuirmos com efectividade os danos decorrentes das nossas acções sobre o meio ambiente. Este projecto além de nos transmitir que é possível, tem o poder de nos sensibilizar a adoptar cada vez mais medidas e acções na sustentabilidade do nosso planeta. O local de implementação é igualmente extraordinário pois pode ajudar a fazer a ponte entre o que temos e o que queremos no futuro através desta percepção de um dos países com maior crescimento mundial e detentor de uma produção de nível mundial de petróleo.
  
"A primeira cidade ecológica do planeta faz novas alianças.

A Cidade de Masdar, modelo de cidade ecológica que está a ser construída perto de Abu Dhabi nos Emiratos Árabes Unidos, fez recentemente novas parcerias consolidando as bases que lhe permitem aspirar a ser a cidade do futuro.
A 30km de Abu Dhabi nos Emiratos Árabes Unidos e numa área de 6Km2 está a crescer uma nova cidade – a Cidade de Masdar – que irá acolher 50 000 habitantes. Mas não se trata apenas de mais uma cidade, mas sim de um Modelo de Cidade Ecológica, uma vez que dependerá apenas de energias renováveis, fará uso de técnicas sistemáticas de reciclagem, não produzirá praticamente resíduos e consumirá água em quantidades limitadas.
Trata-se de um projecto da Companhia Energia do Futuro de Abu Dhabi, uma subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Mubadala e que pretende ser uma “plataforma cooperativa para promover a procura de soluções para alguns dos problemas mais urgentes da humanidade: a segurança energética, as alterações climáticas e o desenvolvimento do conhecimento em sustentabilidade“ de acordo com a apresentação da iniciativa no respectivo site.
A 21 de Junho último, a Companhia Energia do Futuro de Abu Dhabi assinou um acordo de cooperação com a Fraunhofer Gesellschaft para levar a cabo investigação em cidades sustentáveis. O objectivo é construir um Centro de Investigação em Cidades Sustentáveis na Cidade de Masdar, à semelhança dos centros que a FG já possui na Europa, e que seria o primeiro de instituto do género no Médio-Oriente. Por outro lado e segundo Al Jaber, director da Iniciativa Masdar a colaboração com a Fraunhofer-Gesellschaft irá também assegurar que a Masdar terá um papel-chave no desenvolvimento do sector das energias renováveis de Abu Dhabi. A actividade do centro de investigação incidirá nas tecnologias essenciais para as cidades sustentáveis do futuro incluindo tecnologias relacionadas com a energia solar, a eficiência energética dos edifícios, os mecanismos de dessalinização e arrefecimento, e conceitos inteligentes de fornecimento de electricidade. O acordo prevê ainda a estreita colaboração com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Masdar e outras instituições regionais para levar a cabo programas de investigação conjuntos que permitam a transferência de conhecimentos entre a Europa e o Golfo.
Por outro lado, recentemente foi anunciado que Masdar alojará a sede da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), agência intergovernamental constituída por 136 países. Será a primeira vez que uma grande organização internacional escolhe situar-se num país do Médio oriente, preterindo alternativas como a Alemanha, Áustria ou Dinarmarca, reconhecidos líderes em energias renováveis. Entre os argumentos que deram lugar à escolha de Masdar incluem-se facto de a localização em Masar permitir a constituição uma ponte entre os países em desenvolvimento e o mundo industrializado bem como compromisso dos Emiratos Árabes Unidos prestarem, de forma generosa, apoio económico.


Mais informações no site da Iniciativa Masdar
Fontes: Science Daily e masdar.ae"

http://www.biodiversity4all.org/

OTET - Website de Boidiversidade Participativa em Portugal

http://www.free-blog-content.com/

Get Your Own Calender - www.free-blog-content.com

Clicar e é um calendário

Get Your Own Calender - www.free-blog-content.com

Brasil: Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

País - Lisboa eleita como melhor destino europeu 2010 - RTP Noticias, Vídeo

País - Lisboa eleita como melhor destino europeu 2010 - RTP Noticias, Vídeo

Castelo de São Jorge - Lisboa - Portugal

Pôr-do-sol em Lisboa

Turismo Serra da Estrela

Praias de Portugal

Castelos de Portugal

Portuguese - Portugal Tourism Promotion Video

That's Us Portugal

Travel Guide - Lisbon, Portugal

The Wonders of Portugal

Turismo de Portugal no Valor Acrescentado

Portugal está entre os dez destinos turísticos mundiais a não perder em ...