Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você. Carl Sagan

Mundo da Informação
segunda-feira, 31 de março de 2025
domingo, 30 de março de 2025
sexta-feira, 28 de março de 2025
Earth and AI - No Comments
As reported by CNBC, the billionaire predicted that AI will significantly reduce humanity’s role in many traditional tasks, such as medicine, education, and more.
Earth - Carl Sagan
After the Earth dies, some 5 billion years from now, after it is burnt to crisp, or even swallowed by the Sun, there will be other worlds and stars and galaxies coming into existence and they will know nothing of a place once called Earth.
🌀Espiral de luz também foi vista em Portugal Continental e Europa
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/posts/pfbid06f4AUFUkTJKsC5cL4cKw95fx7A1HigT2yQB7HPPy6YUzCn1VC39RfK915UjVPzw9l?rdid=zbIzoodiyZ7vwryp#
domingo, 23 de março de 2025
School - Escola no Japão
" O sistema educacional do Japão é conhecido por sua abordagem única e inovadora. Nos primeiros anos de escola, em vez de focar em exames formais, o ensino prioriza o desenvolvimento do caráter, das habilidades sociais e da inteligência emocional das crianças. Só a partir do quarto ano, por volta dos 10 anos, os alunos começam a enfrentar avaliações acadêmicas mais tradicionais.
Nos três primeiros anos, as escolas japonesas dedicam-se a ensinar valores fundamentais como respeito, empatia e disciplina, criando uma base sólida para o crescimento moral e social dos estudantes. Essa filosofia parte da crença de que indivíduos bem-sucedidos não são definidos apenas pelo conhecimento acadêmico, mas também por seu comportamento e interações com os outros.
Ao priorizar boas maneiras e habilidades interpessoais, o sistema educacional japonês busca formar cidadãos responsáveis e atenciosos, preparados para contribuir positivamente com a sociedade. Essa abordagem não só melhora a consciência social dos estudantes, mas também os prepara para uma aprendizagem ao longo da vida com uma mentalidade equilibrada.
Como resultado, as crianças desenvolvem qualidades essenciais que contribuem tanto para o sucesso acadêmico quanto para o crescimento pessoal, garantindo uma educação integral e significativa".
In "Universo Curioso"
quinta-feira, 20 de março de 2025
Maior rajada de vento durante a depressão Martinho foi registada no Cabo da Roca, Cascais (Lisboa) com 169km/h!
Desastres Naturais _ vulcões Volcano
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1173566577679850&set=a.260244532345397
Omarya Sanchez
Menina colombiana de Armero, Tolima, vítima da erupção do vulcão Nevado del Ruiz, ocorrida em 1985. Tinha apenas 13 anos, quando o vulcão adormecido por 69 anos decidiu entrar em erupção.
Omarya ficou presa nos escombros da casa, onde seu pai e sua tia tinham ficado enterrados, mas ela conseguiu empurrar seu corpo para cima através dos escombros, mantendo seu nariz, boca e olhos fora da água. Começou a gritar sem parar até que algumas pessoas apareceram. Com muitos esforços, puxaram a menina para cima, que estava afundando rapidamente, mas viram que seria impossível sem quebrar as pernas dela, os bombeiros colocaram um pneu para ela servir de bóia, pois ela estava cansada de segurar.
Mergulhadores mergulharam para analisar a situação da pobre menina e perceberam que seria impossível resgatá-la viva. Não havia instrumentos necessários para a cirurgia, além de fazer a cirurgia, morreria instantaneamente. Então eles decidiram acompanhar Omarya à sorte ou à morte.
O nível da água estava subindo, seus membros inferiores estavam esmagados, então você recebe a notícia de que só sairia dessa situação se acontecesse um milagre.
A garota se manteve forte, cantou e zombou de German Barragran, um jornalista que se voluntariou diante da tragédia. No entanto, infelizmente, com o passar das horas, e com a exposição da mídia e muitas perguntas, ele percebeu sua realidade e foi aí que começou a chorar, gritando para pedir perdão e misericórdia a Deus e implorando conforto à sua mãe, que seguia tudo em outra cidade, incapaz de chegar até ela.
Após 60 horas, Omarya se despediu dos restantes membros da sua família e pediu à mídia e às pessoas que saíssem e a deixassem sozinha para seguir o seu destino.
Ela disse que sentiu a morte aproximar-se.
Nessa altura, os olhos da menina já tinham ficado vermelhos por causa das infecções. Suas mãos incharam e branquearam, tal como o rosto.
Com a pele tensa e enrugada, ela começou a alucinar, gritando que ia chegar tarde à escola e que tinham que tirá-la de lá o mais rápido possível. No dia 16 de novembro de 1985, às 9:45, Omayra Sánchez se despediu com um breve e sussurrou "adeus" a todos os espectadores da sua vida e morreu em resultado da gangrena, hipotermia e colapso pulmonar.
Frank Fournier, fotógrafo francês, foi responsável por capturar os últimos momentos de dor da menina em uma fotografia icônica no seu leito de morte, intitulada "A agonia de Omayra Sanchez". A foto foi premiada globalmente e entrou para a lista da revista Times das 100 maiores capturas da história. Fournier também expressou seu sentimento de impotência e tristeza total enquanto tirava as imagens, encorajado pela menina que enfrentou a morte com paciência, coragem e dignidade.
quarta-feira, 12 de março de 2025
terça-feira, 11 de março de 2025
sexta-feira, 7 de março de 2025
Clima - Áustria degelo
https://www.facebook.com/groups/1744647779186355/?multi_permalinks=3982505828733861&ref=share
Na Áustria existe um lago chamado Grüner See, que durante o inverno é um parque com trilhas para caminhada, mas no verão, quando a neve das montanhas derrete, ele inunda e vira um lago de até 10 metros de profundidade, ideal para mergulho.