Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você. Carl Sagan
sábado, 20 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Saiba quais serão as Línguas mais faladas no futuro
CATARINA PEDRO
| 24/09/2015
A Língua Portuguesa está, atualmente, entre as dez mais faladas no mundo. A Francesa, que nas últimas décadas tem estado em decadência na Europa, poderá voltar a emergir. Saiba quais são os idiomas do futuro.
LUONG THAI LINH/EPA
Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua
Hoje em dia, os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua, seguidos pelo Hindi e Urdu. O Português tem atualmente 193 milhões de falantes, mais do que o Francês ou o Alemão. Partindo deste princípio, o jornal norte-americano "The Washington Post" questionou quais seriam as Línguas do futuro.
Mercados em crescimento
O British Council realizou uma pesquisa relacionada com os 20 mercados em crescimento e as suas Línguas. Embora fosse mais direcionado para os britânicos, o estudo concluiu compensava mais investir no Brasil, na Rússia, na Índia e na China.
Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindi, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.
Segundo estes dados, verifica-se uma tendência de evolução dos mercados da Ásia e do Médio Oriente e uma menor presença dos mercados europeus e norte-amer
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
domingo, 14 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Horas na Escola (Europa, 2014)
Já estamos no 2º lugar em horas na escola… mas queremos o 1º! Em relação à amada Finlândia temos mais de 3500 horas em excesso. em relação à Suécia são mais de 3000. Até em relação à Espanha são mais umas 900 e à Itália umas 650.
A imagem é deste artigo com base nos dados da amada OCDE. Já sei… vão dizer que passam a ser menos horas de aulas e mais de divertimento. Amigos… muitas das aulas já são pura diversão.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
sábado, 6 de fevereiro de 2016
Refugee crisis
These Photos Show Another Face Of The Refugee Crisis
The refugee children whose smiles show immense strength amidst adversity.
01/27/2016 09:09 am ET
- Charlotte AlfredWorld Reporter, The Huffington Post
FREDERIC SEGUIN
Images of refugees making the dangerous journey to Europe have filled news pages in recent months.
Often, these images are heart-breaking -- showing men, women and children who have braved death in the Aegean Sea, survived in squalid camps or marched for days through European countries often reluctant to let them in.
One Canadian photographer who went to cover refugees’ passage through Europe decided to show another face of the crisis -- resilience amidst adversity.
Frederic Seguin, 26, captured portraits of children in moments of joy as he traveled along the migrant route, from the refugee camps of Lebanon, through the shores of Greece, to the transit camps in Macedonia and finally to Germany -- many refugees’ desired destination.
“The dramatic and tragic pictures we always see tend to ‘dehumanize’ the refugees,” Seguin told The WorldPost by email. “Someone strong and smiling in the same tragic situation is a thousand times more powerful and touching.”
“Kids most of the time will be asking for pictures and will react with a smile to the camera,” Seguin said.
More than a million migrants and refugees arrived in Europe last year, most fleeing war-torn Syria. One in five of those who fled via the Mediterranean Sea last year were children.
Despite the dangers of making the sea crossing at winter, and tightening borders in Europe, migrants and refugees continue to arrive in record numbers. Over 45,000 people reached Greece by boat last month, more than 30 times the number in January last year.
See Seguin’s photo series ‘Smiles in Exile’ below and visit his website to learn more about the project. All captions are by the photographer and have been lightly edited.
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
- Frederic Seguin
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
10 cidades antigas ainda funcionando hoje
Quem gosta de história antiga, devia conhecer as cidades dessa lista. Enquanto a grande maioria dos lugares famosos do passado não existe mais, alguns ainda estão de pé, e fazem excelentes destinos turísticos. Confira:
1 – Plovdiv
Fundação: antes de 400 a.C.
Plovdiv fica na atual Bulgária. Quando foi fundada, se chamava Eumolpias e era um povoado trácio (fica na planície da Trácia). Foi conquistada pelos macedônios e, finalmente, tornou-se parte do que hoje é conhecido como a Bulgária. É a segunda maior cidade em tamanho e importância do país, depois da capital Sofia, a cerca de 150 quilômetros de distância.
2 – Jerusalém
Fundação: 2000 a.C.
Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo, e é considerada uma cidade sagrada para o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. É a cidade capital de Israel (embora nem todos os países reconheçam este fato). Na antiguidade, era a famosa cidade de Davi, da Bíblia, e depois o lugar onde Jesus começou sua última semana de vida.
3 – Xi’an
Fundação: 1100 a.C.
Uma das quatro grandes capitais antigas da China, Xi’an é hoje a capital da província de Shaanxi. A cidade está cheia de antigas ruínas, monumentos, e ainda contém a antiga muralha construída na Dinastia Ming. Lá também fica o túmulo de Qin Shi Huang, enterrado com seu famoso exército de terracota. Esse “tirano” foi rei do Estado chinês de Qin de 247 a.C. à 221 a.C., e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. à 210 a.C., reinando sob a alcunha de Primeiro Imperador.
4 – Cholula
Fundação: 500 a.C.
Cholula fica no estado mexicano de Puebla, que começou como uma cidade pré-colombiana. Seu local mais famoso é a Grande Pirâmide de Cholula, que agora parece uma colina com uma igreja no topo. Na verdade, a colina é a base da pirâmide. O templo pirâmide é o maior do mundo novo.
5 – Varanasi
Fundação: 1200 a.C.
Varanasi (também conhecida como Benares) fica no estado indiano de Uttar Pradesh. Jainistas e hindus a consideram uma cidade santa e acreditam que se você morrer lá alcançará a salvação. É a mais antiga cidade habitada da Índia e uma das mais antigas do mundo. Lá, ao longo do rio Ganges, existem “gats”, paradas no meio do caminho em que os crentes podem realizar “limpezas” (purificações) religiosas na água.
6 – Lisboa
Fundação: 1200 a.C.
Lisboa é a maior cidade e a capital de Portugal. É a cidade mais antiga da Europa Ocidental, anterior até mesmo a Londres, Roma, etc. Monumentos religiosos e funerários datando desde o período Neolítico existem lá, e evidências arqueológicas também sugerem que a cidade já foi um entreposto comercial importante para os fenícios. Em 1755, Lisboa foi atingida por um terremoto devastador que a destruiu quase por completo devido aos incêndios e um tsunami – foi um dos mais mortíferos terremotos da história.
7 – Atenas
Fundação: 1400 a.C.
Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. Seus 3.400 anos de história são fascinantes. Muito da cultura e costumes dos antigos atenienses são vistos em muitos outros lugares, devido ao seu domínio da região como uma vasta cidade-estado. A multidão de sítios arqueológicos faz da cidade perfeita para visitação, especialmente por pessoas com uma paixão por história e cultura europeia.
8 – Damasco
Fundação: 1700 a.C.
Damasco é a capital da Síria e lar de mais de 2,6 milhões de pessoas. As recentes revoltas civis (parte da onda de protestos da “Primavera Árabe”) no país causaram, infelizmente, um grande prejuízo a uma das cidades mais importantes e mais antigas da história. Damasco está entre os 12 patrimônios culturais da humanidade em maior perigo de serem destruídos ou sofrerem perda irreparável. Só o tempo dirá se esta antiga cidade vai sobreviver ou ser relegada a ser mais uma grande cidade perdida para o mundo.
9 – Roma
Fundação: 753 a.C.
Roma começou como uma coleção de pequenas aldeias urbanas e acabou se tornando a cidade-estado que governou um dos maiores impérios da humanidade: o Império Romano (que cresceu a partir da República Romana). Esse grande império, no entanto, foi relativamente curto: durou de sua fundação, em 27 a.C., com seu primeiro imperador Augusto, ao seu último imperador, Rômulo Augusto, deposto em 476 d.C. (embora o Império Romano do Oriente tenha sobrevivido por outros 977 anos).
10 – Istambul
Fundação: 660 a.C.
Como mencionado, o Império Romano do Oriente continuou a existir até 1453, com sua capital sendo Constantinopla – hoje conhecida como Istambul. Constantinopla foi tomada depois pelos turcos, que estabeleceram o Império Otomano em seu lugar. Este sobreviveu até 1923, quando o sultanato foi abolido e a República da Turquia criada. Artefatos tanto do império romano quanto do otomano permanecem até hoje em Istambul. O local mais significativo da cidade provavelmente é a Hagia Sofia, originalmente uma igreja, convertida em uma mesquita sob o domínio otomano islâmico e, em seguida, em um museu sob a república.[Listverse]
Lisboa
Lisboa, a terceira cidade mais antiga da Europa !
De acordo com os conhecimentos arqueológicos atuais, Lisboa será uma das 20 cidades mais antigas do Mundo, continuamente habitadas. E a terceira mais antiga da Europa, logo a seguir a Mântua em Itália e a Atenas na Grécia. Curiosamente, Lisboa será um século mais antiga do que Cádiz em Espanha, que gosta orgulhosamente de ostentar o titulo de cidade mais antiga da Europa, mas que de todo parece não lhe pertencer.
Em definitivo, Lisboa é a segunda capital mais antiga da Europa, logo a seguir a Atenas, sendo inclusivamente anterior a Roma. Até nisso, a Grécia e Portugal se encontram ligados ...
Já quanto a Lisboa, o seu fabuloso estuário, constituiu-se como um local natural para o estabelecimento em permanência de uma cidade desde a mais remota antiguidade, cidade essa cuja localização geográfica possuía desde logo em si mesma, todos os ingredientes necessários à sua perpetuação no tempo.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)