Mundo da Informação

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Algarve: Lagos tem a praia mais bonita do mundo?

A Ponta da Piedade é uma zona da costa de Lagos, repleta de oníricas formações rochosas, epicentro dos passeios de barco
Texto de PÚBLICO • 16/04/2014 - 13:18
É certo que erram o nome e a definição geográfica: até ao momento desta publicação designavam a zona como Ponte da Piedade e concluíam também que esse era o nome de uma praia. Mas o certo é que quando um portal com o impacto mundial do "Huffington Post" declara uma praia portuguesa como "provavelmente a mais bonita do mundo", o melhor é prestar muita atenção.

"Temo-nos deparado com praias incrivelmente bonitas nas últimas semanas", começam por escrever no artigo. "Mas não resistimos a correr para a Ponte da Piedade", "praia em Portugal onde as falésias são tão elevadas que quase tocam o céu azul, azul". "Quase custa a olhar, de bonita que é", desabafam.

Além da óbvia gralha na "ponte", há que referir que não existe propriamente nenhuma "praia da Ponta da Piedade", como é dado a entender. A Ponta da Piedade é uma zona da costa de Lagos, repleta de oníricas formações rochosas, epicentro dos passeios de barco. Mas o Huffington Post acerta, isso sim, no alvo da beleza: é por aqui que ficam algumas das praias - já noutras ocasiões - consideradas das mais bonitas do planeta, casos da Dona Ana e praia do Camilo (e destaque-se também a dos Pinheiros ou a Praia Grande, estas duas sem acesso pedonal).

"Os pescadores deram nomes peculiares a cada formação e há muitas cavernas, grutas e galerias" para admirar, referem, "enquanto se navega pelas águas translúcidas". A página é ilustrada com diversas fotos da Ponta da Piedade (algumas delas com retoques algo exagerados nas cores, saliente-se).

Além da publicação no portal, que pode facilmente atingir mais de 80 milhões de visitantes únicos num mês, foi feito destaque ao artigo no Facebook do "Huffington Post", que soma mais de 2,3 milhões de fãs. Uma colorida foto da costa de Lagos, com a legenda "Encontrámos a mais bonita praia de sempre", não parava de somar "likes" (gostos). Pelos comentários, há quem critique os erros no texto mas a grande maioria suspira por um mergulho no paraíso prometido pela imagem.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pedofilia legalizada no Iraque


  actualizado a las 14:50

Iraq será el primer país del mundo en legalizar la pedofilia

El proyecto de ley Incluye condiciones que deberán respetar las mujeres que amamantan a sus hijos, y la niña, sólo se podrá divorciar de su marido, para estar con otro hombre.

 Foto: GettyFoto: Getty
Siguiendo los preceptos más estrictos de la ley islámica, la Sharía, el gobierno de Bagdad ha presentado al Parlamento un proyecto de ley que permitiría el matrimonio a cualquier edad. En éste sólo existiría la autorización de divorciarse a los 9 años, y solo, para unirse a otro hombre, en el caso de las mujeres.
Dentro del escandaloso proyecto se adjuntan condiciones como la que dice que mientras una mujer amamante a su bebé, el hombre polígamo puede pasar noche tras noche con cualquiera de sus mujeres.
Una eventual aprobación, fragmentaría aún más las posiciones religiosas. Aquellos cristianos de Iraq, desde el comienzo de la invasión norteamericana y luego de la posterior guerra civil, han sufrido una auténtica hecatombe, víctimas de los ataques terroristas y del exilio. Ellos, oponentes a esta ley,temen por los derechos de las niñas y su seguridad, ya que consideran violación que una niña de cinco años (edad estimada para contraer nupcias) tenga relaciones con un hombre mayor.
 Foto: GettyFoto: Getty

sexta-feira, 18 de abril de 2014

http://www.courrierinternational.com/chronique/2012/07/18/les-portugais-extinction-prevue-en-2204
http://nomadesdigitais.com/30-lugares-surreais-que-mais-parecem-obras-de-arte/?origem=hypeness
http://3vilas.com/aldeiasemportugal/
http://visao.sapo.pt/catastrofes-naturais-as-10-cidades-mais-perigosas-do-mundo=f774894
http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-grande-familia-de-tchikuteny-1629762

Portugal pode perder até 4 milhões de habitantes

Na pior das hipóteses, Portugal perde 4,1 milhões. Na melhor, perde 1,3 milhões. Menos nascimentos e emigração são as principais causas

Portugal pode perder até 4 milhões de habitantes nas próximas décadas

Berçario
Natalidade está em queda
Global Imagens
28/03/2014 | 12:30 | Dinheiro Vivo
A população portuguesa vai diminuir até 2060 e pode ficar reduzida a pouco mais de 6 milhões de habitantes.
Na pior das hipóteses, Portugal pode perder 4,1 milhões de habitantes. Na melhor, a população vai cair 1,3 milhões.
A conclusão é de uma projeção do Instituto Nacional de Estatística (INE),  que traçou quatro cenários a 46 anos para a população portuguesa.
No cenário mais pessimista, o país fica com 6,3 milhões de habitantes, enquanto no mais otimista fica com 9,2 milhões.
Os valores também variam no restantes cenários: no intermédio, a população fica com 8,5 milhões de habitantes; no cenário sem perda da população para a emigração o país fica com 7,8 milhões.
A perda de população vai dever-se essencialmente a três questões: queda da natalidade, envelhecimento da população e saldos migratórios negativos.
Ou seja, os portugueses continuam a não ter filhos, a população vai envelhecer e o prolongamento da crise económica vai manter a emigração em alta.
No cenário mais otimista, a projeção aponta para uma recuperação dos níveis de fecundidade, sendo a perda menor de "apenas" 1,3 milhões de habitantes.
O INE sublinha que é "pouco provável" a "inexistência de fluxos migratórios" nas próximas décadas, pelo que o cenário "sem migrações" será difícil de alcançar.
Até 2060, o envelhecimento da população vai-se acentuar, podendo aumentar dos atuais 131 até 464 idosos por cada 100 jovens.
A população com  mais de 65 anos poderá assim crescer um milhão, dos atuais 2 milhões para os 3,3 milhões. Este valor poderá corresponder então, a metade da população nacional, segundo o cenário mais pessimista.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO332822.html

18 de abril de 2014