segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

RIP Aloísio Baldé - a notícia que eu não queria dar

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2695421/defesa-lamenta-morte-prematura-e-inesperada-de-militar-de-25-anos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed 




Fui tua professora no Catujal: tu, o Nilton e o Dimas eram inseparáveis e meus mais fiéis participantes nas aulas e fora delas.

Foste, sem dúvida, um dos alunos que mais me marcou ao longo da minha carreira de docente, tanto que ficaste meu amigo pessoal no Facebook, mais o nosso grupo de trabalho do Catujal.

Incompreensível. Sinto muito.

Lamento muito a tua partida.

Que estejas em paz.



sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Kindness leaves an imprint on minds and hearts, melts even ice, opens iron doors, and can save lives

 



A worker was employed at a frozen fish factory. One day, while doing his job, he accidentally closed the refrigerator door while he was inside. He began shouting for help, but the workday had ended, and no one was left in the factory. Realizing this, he understood he was about to freeze to death.


However, at some point, the factory guard opened the refrigerator door and saved him from a terrible and certain death.

The factory manager asked the guard:
“How did you know the worker was still inside and hadn’t left?”

The guard replied:
“None of the workers ever greets me except for him. He always smiles at me and asks how I’m doing. That day, at closing time, I neither saw nor heard him. I knew— I was sure—he was still in the factory, so I searched for him until I found him.”

A kind word saved that man’s life. Kindness leaves an imprint on minds and hearts, melts even ice, opens iron doors, and can save lives.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

As 10 maiores favelas da África por população

 As 10 maiores favelas da África por população:

-1. Kibera, Quênia 🇰🇪: 700.000
-2. Mathare, Quênia 🇰🇪: 500.000
-3. Ajegunle, Nigéria 🇳🇬: 500.000
-4. Shomolu, Nigéria 🇳🇬: 400.000
-5. Khayelitsha, África do Sul 🇿🇦: 400.000
-6. Cazenga, Angola 🇦🇴: 400.000
-7. Makoko, Nigéria 🇳🇬: 300.000
-8. Alexandra, África do Sul 🇿🇦: 200.000
-9. Mukuru Kwa Njenga, Quênia 🇰🇪: 100.000
-10. Agbogbloshie, Gana 🇬🇭: 80.000













sábado, 16 de novembro de 2024

Ser professor hoje em dia - há com cada uma!!!

Estava eu a dar uma simples aula de Geografia, quando mandei uma aluna calar-se e tomar atenção à aula e como tenho cerca de 200 alunos não me lembro de todos os nomes e digo-lhe qualquer coisa como " rapariga, cala-te!". Uma afirmação a meu ver, perfeitamente natural?!!!!!!

Logo de seguida fui confrontada por um aluno se eu sabia o que estava a dizer. Perguntei então " O que eu disse?", ao que ele me respondeu: " Sabia que no Brasil, rapariga tem um significado muito mau?"

Respondi que não sabia e que a aluna a quem chamei rapariga nem sequer era brasileira. Ele logo respondeu prontamente, mas temos duas alunas brasileiras na aula e isso é ofensivo.

Ofensivo como, perguntei eu, se em Portugal, rapariga é o oposto de rapaz e ela era efetivamente do sexo feminino e que eu somente a chamara de rapariga porque não me lembrei do nome.

Começa uma pseudo discussão do que é moralmente correto e que a professora estava incorreta e que devia respeitar quem está em Portugal.

Fiquei indignada...!!!

Respondi prontamente, em Portugal o termo rapariga não tem qualquer mal e pode até ser um termo carinhoso como, por exemplo, na expressão " Rapariga, como estás?, que muitos portugueses dizem.

Não, responderam quase todos, tenho que me ajustar aos novos tempos e respeitar. Tive então que relembrar a turma que não desrespeitei ninguém, que estou em Portugal, sou portuguesa e quem vier que se ajuste e que eles, os meus alunos, deveriam ser os primeiros a defender a língua portuguesa e os valores portugueses.

Contudo, no ver deles, estou errada...

Vem aí uma geração, que a todos os níveis vai de mal a pior, a que reivindica todos os direitos, sem os saber interpretar, sem saber que têm igualmente deveres, como respeitar os direitos de todos... todos mesmo a começar pelos mais adultos, que podem transmitir conhecimentos/ saberes e a começar pelos portugueses.

Sou portuguesa, ensino Geografia e tento ensinar português a quem não entende português de Portugal, mas sim o português do Brasil e que não ouve música portuguesa mas dança ao som da música Funk brasileira nos intervalos dos horários escolares na escola. E já agora, a mero título de curiosidade, não se sentem ofendidas as moças e mulheres portuguesas e brasileiras que ouvem/dançam e são coniventes com esse tipo de música/letra?

A próxima geração já  está no planeta, em pleno século XXI, deveria ser a versão mais apurada da evolução Humana, pela lógica, certo?!!!!|

Aí Portugal, onde vais parar?!!!!!!!!!!!

 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

No comments - Earth


 "Cada pessoa escolhe a maneira como quer ver a vida. " 

💜








 Esse projeto inovador tem o potencial de suprir até 35% da demanda de energia dos transportes públicos, sem interferir no funcionamento dos trens





 This kind of integration of a parking facility with a botanical habitat creates biodiversity, mitigates summer heat and adds beauty to the urban environment -.China




 Banksy

Dana - Gota Fria - Albufeira

https://www.facebook.com/reel/2189827571404510


🥶O FRIO VAI CHEGAR DE "GOLPE"!
Vamos ter um corredor de ventos gelados diretamente do polo para a Península!
O frio, a neve e a chuva será notícia!
Nova #DINA / #DANA confirmada!