sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Halloween versus Todos os Santos - Dia do Pão de Deus

 "roubado" ao Marco Brito


" Uma tradição bem portuguesa, quando Portugal era....... Portugal.

Até meados do século XX, o Pão por Deus era uma comemoração que minorava a necessidade básica das pessoas mais pobres. Noutras zonas do país foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração.

Nas décadas de 60 e 70 do século XX, a data começou a ser comemorada mais de forma lúdica do que pelas razões que criaram a tradição e havia regras básicas que eram escrupulosamente cumpridas. Só podiam pedir Pão por Deus crianças até aos 10 anos de idade. As crianças só podiam andar na rua a pedir o Pão por Deus até ao meio dia (depois do meio dia, se alguma criança batesse a uma porta levava um raspanete do adulto que a atendesse).

A partir dos anos 80, a tradição foi gradualmente desaparecendo e, actualmente são raras as pessoas que se lembram desta tradição."

Para pensar...

 Um dia após o meu suicídio, apaixonei-me pelo meu marido ao vê-lo chorar no chão do quarto, abraçado à minha camisa suja de sangue com as minhas fotos espalhadas à sua volta. Eu vi tanto amor nos olhos dele!

Um dia após o meu suicídio, eu senti o quanto os meus pais me amavam, por mais que muitas vezes eles fossem durões. No meio de tanta tristeza, eles falavam com os olhos cheios de lágrimas o quanto sentiam orgulho de mim e o quanto eu era sensível com o próximo! Um dia após o meu suicídio, vi que o Zé Bob (o meu cachorro) era mais incrível do que eu podia imaginar. Sempre que alguém saia do elevador, ele corria para a porta e esperava por mim, ao ver que não era eu, deitava-se em frente à porta e continuava a esperar-me!

Um dia após o meu suicídio, encantei-me
pelos meus irmãos ao vê-los sentados na sala com os olhos cheios de lágrimas. Eles lembravam-se das vezes em que brincávamos na nossa infância... Que época boa!
Um dia após o meu suicídio, eu senti o quanto era querida e amada por aquele grande amigo. Ele estava a olhar as nossas fotos juntos, e lembrava-se de todos os nossos momentos! Ele chorava por tantas vezes não ter tido tempo e ter rejeitado os meus convites.
Um dia após o meu suicídio, senti que era importante para muitos amigos . Eles culpavam-se por não terem feito nada. Já de noite, fui até à morgue ver o meu corpo. Incomodou-me. Olhei para mim e disse: Tantos sonhos que tínhamos. Tantos amores. Tanta gente para conhecer. Tinhas pessoas que te amavam e mesmo assim, mandaste tudo para o alto.
Felizmente isso foi só um sonho. Ainda estás aqui e podes mudar a tua vida para sempre. A vida não é tão má como às vezes parece. Existem pessoas que te amam, que te querem por perto! Dá mais uma chance para a vida e às pessoas que estão ao teu lado. Existe cura para a dor, abre-te com alguém. Já superaste tantas coisas, tenta mais uma! Não estás sozinho(a)! Procura um profissional que te possa ajudar. VAI FICAR TUDO BEM!!!
A dor da alma é algo que não encontramos remédios em cápsulas, só poderemos achar "remédios" em abraços apertados, olhos nos olhos, colo sem críticas e ombros amigos... O mais difícil é encontrar pessoas dispostas a nos medicar !

Rússia imperialista


 Sabem o que essa foto representa? Poucas pessoas sabem o seu significado...

Em 23 de agosto de 1989, cerca de 2 milhões de pessoas da Letónia, Estónia e Lituânia formaram um cordão humano que uniu os três países, o objetivo era mostrar ao mundo o desejo de se libertarem da União Soviética e do Comunismo que os levou ao caos, á fome e a pobreza. O cordão humano teve cerca de 600 quilômetros.
O incrível movimento anticomunista foi apagado e esquecido facilmente da nossa história recente.

Suécia e Finlândia invocam compromisso de defesa mútua da União Europeia contra a Rússia

 A Suécia e a Finlândia - dois países que fazem parte da União Europeia, mas não da NATO - decidiram invocar um compromisso de defesa mútua da União Europeia, em caso de ataque perpetuado pelas tropas russas, informa o El País.

A medida foi tomada depois do presidente russo, Vladimir Putin, ter ameaçado ambos os países, após estes terem demonstrado vontade de aderirem à Aliança.

Agência atómica deixa de receber dados de monitorização de Zaporizhzhia

À semelhança do que tinha já acontecido, na terça-feira, com a central nuclear de Chernobyl, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) veio agora alertar que deixou de receber os dados de monitorização da central de Zaporizhzhia.

Rafael Grossi, diretor-geral da agência, diz estar "preocupado com a interrupção súbita de tais fluxos de dados para a sede da AIEA, em Viena, a partir das duas instalações, onde grandes quantidades de material nuclear estão presentes na forma de combustível nuclear gasto ou fresco, bem como de outros tipos de material nuclear", informou a agência, em comunicado.

Boicote aos produtos russos e bielorrussos


Uma coisa que pode ser já feita por todos para ajudar, tem a ver com as nossas compras. Se olharmos para o código de barras, os primeiros três algarismos representam o país de origem.
Sempre que os algarismos iniciais forem 460 a 469 significa que são produtos russos, se forem 481 são dos seus aliados bielorrussos.
Peço-vos que se abstenham de fazer tais compras. Nem todos podemos estar nas ruas de Kiev de arma na mão, mas todos podemos ajudar na defesa contra a barbárie.
Vlada Ukraíni