Suécia e Finlândia invocam compromisso de defesa mútua da União Europeia contra a Rússia

 A Suécia e a Finlândia - dois países que fazem parte da União Europeia, mas não da NATO - decidiram invocar um compromisso de defesa mútua da União Europeia, em caso de ataque perpetuado pelas tropas russas, informa o El País.

A medida foi tomada depois do presidente russo, Vladimir Putin, ter ameaçado ambos os países, após estes terem demonstrado vontade de aderirem à Aliança.

Agência atómica deixa de receber dados de monitorização de Zaporizhzhia

À semelhança do que tinha já acontecido, na terça-feira, com a central nuclear de Chernobyl, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) veio agora alertar que deixou de receber os dados de monitorização da central de Zaporizhzhia.

Rafael Grossi, diretor-geral da agência, diz estar "preocupado com a interrupção súbita de tais fluxos de dados para a sede da AIEA, em Viena, a partir das duas instalações, onde grandes quantidades de material nuclear estão presentes na forma de combustível nuclear gasto ou fresco, bem como de outros tipos de material nuclear", informou a agência, em comunicado.

Boicote aos produtos russos e bielorrussos


Uma coisa que pode ser já feita por todos para ajudar, tem a ver com as nossas compras. Se olharmos para o código de barras, os primeiros três algarismos representam o país de origem.
Sempre que os algarismos iniciais forem 460 a 469 significa que são produtos russos, se forem 481 são dos seus aliados bielorrussos.
Peço-vos que se abstenham de fazer tais compras. Nem todos podemos estar nas ruas de Kiev de arma na mão, mas todos podemos ajudar na defesa contra a barbárie.
Vlada Ukraíni