sábado, 16 de dezembro de 2017

sábado, 14 de outubro de 2017

Onde Portugal está melhor e pior

Onde Portugal está melhor e pior

Portugal ocupa o 42º lugar no ranking da competitividade do Fórum Económico Mundial de 2017/2918, quatro lugares acima da posição anterior, mas a posição portuguesa apresenta uma variação significativa em função da área avaliada por um painel de empresários.

No inquérito, as melhores pontuações são obtidas nos pilares das infraestruturas e nos serviços de educação e saúde, onde Portugal está em 18º lugar. A pior classificação foi obtida no desenvolvimento dos mercados financeiros, onde ocupamos em 116º posto na lista dos 137 países.

Analisando cada um dos mais de 150 critérios que foram sujeitos a avaliação, a nota mais alta, primeiro lugar, foi alcançado na inflação, onde Portugal está empatado com dezenas de países. A nota mais vermelha é obtida na dívida pública onde estamos em 132º lugar, apesar de tudo acompanhados nos últimos lugares por países como a Itália, Japão e Grécia, um vez que este indicador avalia a percentagem de dívida face ao produto interno Bruto.

Ainda no pior, destacam-se as classificações nos capítulos que compõem o pilar dos mercados financeiros. Portugal está em 131º lugar, ou seja é o sétimo pior na avaliação feita à confiança no setor financeiro com a solidez dos bancos a merecer apenas o 129º lugar, o nono mais baixo, e a regulação a obter uma modesta 113 posição. Já na edição anterior do ranking, 2016/2017, Portugal estava nos dez últimos lugares em vários capítulos dos mercados financeiros, uma avaliação que reflete os casos que abalaram o setor bancário desde 2014 -- resolução do BES e do Banif e situação na Caixa Geral de Depósitos.

Portugal surge ainda com notas muito negativas, abaixo dos cem melhores, em aspetos que dependem do Estado e do Governo como o peso das regulações governamental, a eficiência do quadro legal para resolver conflitos, o efeito dos impostos como incentivos para investir e para contratar e ainda nas práticas de contratação e despedimento.

De volta ao melhor, já é uma tradição a boa classificação obtida nas infraestruturas, com destaque para a qualidade das estradas, onde Portugal é o oitavo melhor. As infraestruturas de eletricidade e telecomunicações também pontuam bem, estão nos 20 primeiros.

Os serviços de educação e saúde colocam igualmente Portugal entre os 20 primeiros na avaliação da competitividade, com a taxa de mortalidade infantil -- a 13ª mais baixa -- e a qualidade do ensino básico a destacarem-se. Na área da saúde, as piores classificações são alcançadas na prevalência da tuberculose e, em particular, do vírus HIV, onde a posição nacional não vai além da 97ª.

O pilar da educação superior e formação apresenta a melhor classificação na percentagem de ensino secundário onde Portugal está em 13º.

A adesão à tecnologia é um dos pilares onde o país obtém melhores notas, ocupando 26º lugar e com notas altas no investimento e transferência de tecnologia, no acesso e adoção das últimas tecnologias. Na inovação estamos na 32ª posição, com Portugal a ficar nos 30 primeiros em itens como a qualidade das instituições de investigação e a disponibilidade de cientistas e engenheiros.

Em relação ao relatório de competitividade 2016/2017, Portugal melhorou posições em quase todos os pilares, mantendo as notas nos mercados financeiros e na disponibilidade para a tecnologia.

Ana Suspiro h 3 dias
http://noticias.myweb.vodafone.pt/ultimahora

sábado, 8 de julho de 2017

Teachers in our days

"Não podemos esquecer que os professores de todo o mundo estão a adoecer colectivamente.Os professores são cozinheiros do conhecimento, mas preparam o alimento para uma plateia sem apetite.Qualquer mãe fica um pouco paranóica quando os seus filhos não se alimentam.Como exigir saúde dos professores, se os seus alunos têm anorexia intelectual? " 
Augusto Cury

We can not forget that teachers all over the world are collectively ill. Teachers are cooks of knowledge, but they prepare food for an audience without appetite. Any mother gets a little paranoid when her children do not feed. What we can demand from teachers, if they students have intellectual anorexia? "



Portugal chora


64 mortos e 250 feridos em consequência de uma grande trovoada seca.
Ventos na ordem dos 117 km/h.
500 milhões em prejuízo económico.
53 mil hectares de área queimada.
500 casas de habitação queimadas.
A maior tragédia nacional do tempo atual em Portugal.
A qualidade da água em Lisboa será afectada.
Nem por acaso, ainda há pouco tempo tinha falado com os meus alunos acerca deste assunto.

To see and never forget... and mostly do something about it.
Portugal is crying 
64 dead and 250 wounded ...OMG 
And 53 thousand hectares of burned area.
Dry thunderstorms is the big cause.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mashan Khan


To you my "Humanist" friend, 
you will be missed... and never forgotten.

Atenção 9º Anos - Terra Chã



Devido a não terem pago atempadamente a visita de estudo e nem o serviço de camionagem tem sido reservado por falta da verba necessária, desde já vos informo que a visita do dia 28 de abril foi cancelada.

Boa Páscoa e bom descanso. 💘

segunda-feira, 20 de março de 2017

Os Multimilionários portugueses estão mais ricos

https://www.noticiasaominuto.com/economia/761058/multimilionarios-portugueses-estao-mais-ricos-sabe-quem-surge-a-frente?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=761058